segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

"When You're Strange - Um Filme Sobre The Doors"

EUA - 2009. Dir.: Tom Dicillo. Distribuição: Paris Filmes / AA+

Divulgação

The Doors: filme limita-se à história mais básica da banda, mas restaura para novas gerações a imagem de Jim Morrison


Durante a pré-estreia no Sundance Film Festival, parte da plateia revoltou-se contra o suposto Jim Morrison "impostor", tantas eram as imagens nunca antes vistas exibidas já nos primeiros minutos de "When You're Strange". Mas o Morrison aqui é de fato autêntico. As cenas que veremos vêm de um fã que conheceu o líder dos Doors ainda como colega/estudante da Ucla (Universidade de Cinema de Los Angeles) e o acompanhou em sua ascensão até meados de 1969. Há ainda generosos fragmentos de "HWY: An American Pastoral" (1969) e "Feast of Friends" (1970), filmes experimentais dirigidos por Paul Ferrara, amigo de Morrison, e nunca lançados (ou mesmo propriamente concluídos). Parte desse material hoje circula pela internet, mas com péssima qualidade, mais destinada à apreciação dos fãs ortodoxos.

"When You're Strange" mostra um Morrison barbado circulando em desérticas autoestradas; cenas de palco surpreendentemente mais caóticas que aquelas do famoso videoclipe de "Roadhouse Blues"; tumultuados bastidores das gravações do álbum "The Soft Parade" (1969). Por fim, um inesperado nu frontal do próprio cantor. É o ineditismo das imagens o que seduz os fãs mais experimentados. Pois, ademais, o documentário não fornece nenhum fato novo - bem, talvez a revelação de que o enigmático "Mr. Mojo Rising" da canção "L.A. Woman" é, na verdade, um anagrama em cima do nome do vocalista.

Robbie Krieger, Ray Manzarek e John Densmore (ou seja, os Doors remanescentes) nem sequer foram entrevistados, muito embora tenham participado da promoção do filme. O roteiro limita-se a recontar a história mais básica da banda, mais bem detalhada no documentário prévio "No One here Gets Out Alive", no livro "Daqui Ninguém Sai Vivo" e, até mesmo, na controversa cinebiografia de Oliver Stone, "The Doors - O Filme". Em compensação, o texto tem assinatura do premiado roteirista Tom Dicillo (do cult "Johnny Suede") - e cai muito bem na voz do narrador Johnny Depp, fã confesso dos Doors.

Um êxito à parte: "When You're Strange" restaura para novas gerações a imagem de Jim Morrison, muito vulgarizada depois do longa de Stone. Salvo a primorosa reconstrução de época e, em parte, a personificação de Val Kilmer, esta "biopic" de 1991 retratava o cantor como uma figura pedante, incapaz de articular duas frases sem citar um poema.

Sensação em diversos festivais internacionais, "When You're Strange - Um Filme Sobre The Doors" concorre como favorito ao Grammy de melhor documentário musical.


Fonte: Jornal "Valor Econômico" de 07.01.2011.