terça-feira, 3 de março de 2009

Alienação TOTAL


A TV é um inimigo próximo, não digo que tudo o que passa na televisão seja deturpado não é isso. To aqui hoje para falar sobre as novelas, elas influênciam as atitudes, o senso crítico, e o caráter, de muitas pessoas que as assistem a um longo tempo.
As informações disseminadas por estes programas, entretanto, pelo menos no que diz respeito às produções nacionais dos últimos tempos, não colaboram em nada para o crescimento e desenvolvimento mental, moral e social. Não dá para acreditar que as cenas de violência retratadas em chantagens, mentiras e usurpação e de violência explícita, assassinatos, seqüestros, para citar apenas algumas, possam ser aceitas tão naturalmente como parte de um cotidiano similar ao nosso. O que é passado ali tenta simular nossa realidade, mas não fala tudo que tem pra ser dito, querem passar uma realidade ao telespectador que é comprada! Por que a criança de 11, 12 anos pode ver cenas picantes na novela mais já nao pode ver crianças passando fome e catando lixo nas ruas, pedindo esmola, com costelas aparecendo ?
Como dizer à família, aos amigos e a nós mesmos que a telenovela não é o espelho da sociedade, mas uma inversão de imagem? Um ilogismo que faz parecer certo o que é errado; moral, o imoral; que gratifica o mal e pune o bem. O fato é que as relações apresentadas nestas tramas parecem tão lógicas e expressivas, que na maioria das vezes dá a sensação de serem pautadas na realidade.
Mas será mesmo que a vida real é tão pobre? A cidadania, a decência, a honestidade, a verdade são temas tão desinteressantes que só podem ser reportados na pele de alguma personagem sofredora, que vive tudo de ruim que tiver para acontecer?
O que estamos deixando criar dentro de nosso próprio lar????
Uma geração convencida de que o egoísmo, a hipocrisia, a mentira, o consumismo são qualidades e não defeitos.

" As redes de anunciantes deveriam prestar mais atenção naquilo que patrocinam.
O que, a princípio, parece um bom investimento, na verdade não é. O lucro verdadeiro é a criação de uma sociedade fraterna, justa, integrada, educada e cidadã. As empresas devem patrocinar o que é bom para a sociedade. É preciso contribuir para a cidadania para depois cobrarmos a segurança, a liberdade e a justiça que almejamos." Claudir Bustamante da Silva Pinto

A educação é o contrapeso desta história. Longe das telenovelas, iniciativas como bolsa escola, atividades em periodo integral em redes públicas, ONGs que trabalham solidariamente com a educação! São coisas que devemos ajudar a continuar sendo praticado!O resultado é a satisfação deste ser humano em desenvolvimento, com a oportunidade de ser cidadão, de contribuir honestamente para o desenvolvimento sustentável. Precisamos de outros exemplos, de iniciativas como esta que afastem o jovem da fantasia de que tudo é permitido e que mostrem o valor real de cada coisa. Isto sim, é incluir de fato.

Nenhum comentário: