quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Marley para colecionadores

"Catch a Fire" é primeiro destaque da série "Deluxe Edition", finalmente no Brasil

08/01/2010

AAA Excepcional / AA+ Alta qualidade / BBB Acima da média / BB+ Moderado / CCC Baixa qualidade / C Alto risco

"Catch a Fire - Deluxe Edition" - Bob Marley & The Wailers


AP

Marley: álbum lançado em 1973 detém a unanimidade como marco da cultura popular

Distribuição: Universal / AAA

Clássicos reembalados em versão definitiva, lotada de extras, acréscimos gráficos e outros atrativos. Não é um formato novo nem incomum. Mas a Universal Music fez da série "Deluxe Edition" uma grife distinta - e decerto ajudou a definir uma tendência de mercado. Hoje, afinal, não há hit que passe sem sua versão "deluxe" ao fim de determinado período promocional.



A coleção já conta com quase 150 títulos. Circula há anos no mercado internacional. No Brasil, só agora chega o primeiro lote de lançamentos. São eles "Catch a Fire" (Bob Marley & The Wailers), "Arrival 30th Anniversary" (Abba), "Songs from the Big Chair" (Tears for Fears), "Eric Clapton" e "Frampton Comes Alive" (Peter Frampton). Todos serão significativos à evolução do pop; clássicos em seu respectivo nicho de fãs. "Catch a Fire", no entanto, detém a unanimidade como marco da cultura popular.

Lançado em 1973, o álbum foi o début dos Wailers por uma "major" internacional (a Island Records). Embora sucesso de crítica imediato, teve modesta repercussão na "Billboard", estacionando na 171ª posição. Em todo caso, prepararia o terreno para a revolução reggae que estava por vir - poucos meses depois sairia "Burnin" (1973), com os massivos hits "Get Up, Stand Up" e "I Shot the Sheriff".

Seria, então, apenas uma questão de tempo para "Stir it Up" ser redescoberta e perpetuada como standard. Obra-prima maior de "Catch a Fire", combinava moogs espaciais e sinuosos wah wahs a serviço da harmonia bubblegum - provada infalível na voz de Johnny Nash. Americano do Texas, Nash gravou-a um ano antes, entre suas andanças por Kingston. O sucesso do compacto decerto levaria os Wailers a trabalhar a faixa como peça central. Curiosamente, "Stir it Up" foge à orientação dominante, politizada, cuja melhor síntese será "Concrete Jungle"- com seu irresistível clavinete à moda "Superstition" (Stevie Wonder).

O disco bônus traz a versão original de "Catch a Fire", gravada na Jamaica, antes da associação com o produtor americano Chris Blackwell, portanto. Além do repertório integral, inclui duas faixas omitidas do mix definitivo ("All Day All Night" e "High Tide or low Tide"). A capa resgata o formato isqueiro Zippo que encartava o LP em sua primeira tiragem - substituída pelos contratempos técnicos de sua produção em massa. (LBH)


Fonte: Jornal "Valor Econômico" de 08.01.2010

Nenhum comentário: