Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/voce-entende-as-expressoes-de-um-robo-19102009-40.shl
Você entende as expressões de um robô?
-data">
Getty Images |
O robô C3PO, de Guerra nas Estrelas: é fácil compreender o que seu rosto que dizer? |
SÃO PAULO – Se no futuro os robôs passarão a conviver conosco, é bom que eles possuam expressões faciais reconhecíveis pelos humanos.
Mas será que somos mesmo bons lendo o rosto deles?
Para responder a essa pergunta, cientistas da Georgia Tech decidiram testar a habilidade humana para interpretar as “emoções” dos robôs por meio da leitura de suas expressões. A ideia era descobrir se diferentes faixas etárias interpretam as expressões da mesma maneira.
Usando um rosto robótico em um programa de computador, eles testaram como dois grupos de adultos, entre 65 e 75 e entre 18 e 27 anos, interpretava seis emoções em diferentes níveis de intensidade: alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa e repulsa, além de um rosto neutro.
Pesquisas com expressões humanas anteriores mostraram que pessoas de mais idade têm dificuldade em reconhecer raiva, medo e tristeza. Mas, nos robôs, além de raiva e medo, os mais idosos tiveram dificuldade em reconhecer felicidade, e não tristeza, confundindo o rosto contente com uma cara neutra.
O fato de a tristeza ser facilmente reconhecível por todos no robô pode ter a ver com a representação estereotipada do sentimento: a boca virada para baixo é bastante característica.
Por outro lado, nem os jovens, nem os mais velhos, conseguiram reconhecer a repulsa. Isso poderia ter a ver com a dificuldade de se programar um robô para imitar o rosto que fazemos quando sentimos nojo: enrugamos o nariz e retraímos os lábios, criando rugas em cada lado da boca.
As pesquisas visam criar robôs mais facilmente integrados à sociedade, especialmente aqueles voltados ao auxílio nos cuidados de idosos. O que ficou claro no estudo é que, para que eles se façam entender pelos humanos, talvez seja necessário exagerar algumas expressões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário