domingo, 19 de outubro de 2008

Álbum “A Expansão da UDV no Estado do Acre”

COTIDIANO


Rio Branco-AC, 14 de dezembro de 2007

Álbum “A Expansão da UDV no Estado do Acre” será lançado hoje

Obra foi financiada pela Lei de Incentivo à Cultura

Divulgação
Álbum traz fotos e textos que descrevem a história do Mestre Gabriel


Giselle Lucena – Assessoria de Comunicação – FGB

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, por meio do Departamento de Memória e Documentação – DMD, do Núcleo João Lango Moura, lança hoje, o álbum “A Expansão da UDV no Estado do Acre”. A solenidade vai acontecer às 20 horas, na Estrada do Mutum – 65, Bairro Alto Alegre (em frente ao Café Contri).

O recolhimento, seleção e organização do material, bem como a publicação do álbum, integram o projeto “Resgate Histórico da UDV no Acre”, financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Fundação Garibaldi Brasil.

Por meio de textos e fotos, o álbum traz a história do Mestre Gabriel e como essa sociedade chegou ao estado do Acre e aqui se desenvolveu. Dessa forma, o material representa uma ferramenta de preservação e registro da história da UDV – Linha Mestre Gabriel no Acre.

Textos de Jair Araújo Facundes, Clodomir Monteiro da Silva, Carlos J. Pontes, Adalberto Ulisses Alves, Cleide Elizabeth Passo, Edson Lodi compõem o material editado pela historiadora Maria Socorro.

“A União do Vegetal é uma das manifestações religiosas que marca a cultura popular do povo acreano e da Amazônia em particular. Hoje, contamos com Centros desta linha em quase todos os municípios acreanos”, explica a historiadora.

Segundo ela, ter direito a reconstituir o passado é uma expressão de cidadania que traz a luz à experiências silenciadas, promovendo um reencontrar com a dimensão histórica, principalmente de um povo que tem cultura própria.

“O resgate histórico das experiências vividas pela instituição oportuniza a realização de pesquisas e estudos sobre a originalidade do chá ayahuasca e o modo de viver desta sociedade, além de servir como um dos locais de referência histórica, religiosa e cultura aos estudiosos sobre o povo acreano”, completa.

O Departamento de Memória e Documentação do Centro tem o objetivo de fazer a preservação da memória da instituição através de registros orais, escritos, audiovisuais e outros; das vivências de seus fundamentos e de seus vitais para a preservação da essência da doutrina. Mais informações: 9972-7685.

2 comentários:

casa porto seguro disse...

olá como faço pra ter o livro? tem algum contato email?

lilibeti disse...

O Centro Espirita Beneficente União Do Vegetal, é reconhecido oficialmente pela família do Mestre e pelos mestres da origem. Este, tem núcleo espalhados pelo Brasil, EUA, Espanha, etc.

Já o outro chamado centro espiritual união do vegetal, é dirigido pelo sr.joaquim j de andrade neto. Não pertence ao mesmo, é um grupo discidente.

apenas quis esclarecer aos que ainda não conhecem e por acaso queiram conhecer não confundir, pois são diferentes.
Grata